segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Professores das AEC'S do Porto estão a ser alvo de um inaceitável desrespeito no que respeita à contratação laboral: o seu trabalho está a ser desenvolvido a falsos recibos verdes e a contratação dos seus serviços decorreu numa garagem de reparação automóvel, a AutoBrito, situada em Matosinhos mas obviamente, desempenham a sua actividade em escolas públicas do 1º CEB. Colegas: este espaço é VOSSO mas utilizem-no para sugestões de resolução para este NOSSO problema.
Câmara do Porto = Máfia organizada
ResponderEliminarobrigada por este blog, temos que lutar para por fim a estes recibos verdes, pois temos direito a contratos de trabalho... mais uma vez obrigada
ResponderEliminarOlá colegas sou de Inglês e tenho andado a fazer vigilância do recreio, pois a coordenadora da escola me exige, será que sou mesmo obrigada a fazer isso?
ResponderEliminarColega de inglês, para que autarquia trabalha? Deve dar conhecimento dessa situação à autarquia. Se for do Porto, essa situação é da responsabilidade da EDUTEC que se estão a marimbar para isso, o que lhes interessa é fazer dinheiro... Como lhe disse dê conhecimento à autarquia que a contrata.
ResponderEliminarFico muito contente, por ver colegas a exprimirem-se. A situação que se vive no Porto, com a CMP e a Edutec é uma pouca vergonha. Vergonha é daqueles que não cumprem e a CMP e a edutec estão a fazer do ensino um negócio.
ResponderEliminarOlá colegas, ando muito cansada desta situação dos recibos verdes, é um impasse na nossa vida, temos de fazer alguma coisa a nível nacional, estou disposta a dar a cara, mas também é preciso que os colegas cobardes que não fazem nada, saiam das suas toquinhas, peço que se unam.
ResponderEliminarÉ muito frustrante trabalhar em situações precárias nas escolas, com discriminação de colegas do quadro, com mau comportamento dos alunos e ainda por cima trabalhar com estes recibos verdes. Não ganhamos para isto…
ResponderEliminarProf. de Inglês
Boa, já deviam ter feito uma cena destas há mais tempo, há muitos colegas que nem sequer piam, gostava de saber porquê, isso é tudo medo? Temos que reagir.
ResponderEliminarA verdade é que não somos respeitados. Os alunos não nos respeitam, pois os pais dizem-lhes que a nossa disciplina não conta para a nota e eles pensam que como somos professores que aparecemos e desaparecemos vários dias por semana, não somos professores "a sério". Os professores titulares querem que os entretenhamos, mas que não lhes deiamos trabalho ou que os cansemos muito.
ResponderEliminarTambém, qualquer problema da sala de aula, a quem é que devemos recorrer? Sempre aos professores titulares que chateados lá vão resolver a situação. É claro que o aluno pensa que não somos professores a sério. Nem sequer temos autoridade! Os professores titulares por vezes afirmam que nós somos apenas uma desculpa para calar os pais que gostavam que os filhos estivessem entretidas até às 17: 30.
Será que somos mesmo professores? Eu não sei mas eu estudei para ser!
Aconselham-nos a não dar testes, apenas observar.Qualquer plano mais elaborado à que ser informado e confirmado pelo professor titular. Aconselham-nos a criar e motivar os alunos, porém todos os materiais saem do nosso bolso(com excepção de fotocópias, as mesmmas que por vezes nos obrigam a trazer o papel para a impressora pois a Câmara só traz o tone). Por vezes temos até que trabalhar junto de alunos que nem um caderno ou material para pintar têm !
E os locais para dar aulas! Já tentaram dar aulas numa biblioteca com outros professores aos risos nos computadores? E em contentores?
E o mau comportamento! Alguns professores insurgem as suas vozes indignados por causa dos horários duplos. "O quê! Ter que dar aulas aos alunos à tarde, quando eles já estão cansados e se torna impossível controlá-los! Nunca! Deixem essa trabalheira para os pobres dos professores das actividades!Que importa, que por vezes só sejam atribuidos horários de 5 horas a esses supostos professores! Eles é que escolheram!"
Pois é, a situação não é nada feliz.
Estive a trabalhar no Porto. E pensar que gastei o meu dinheiro com materiais para tentar ser a melhor professora possível e que enquanto isso pedia dinheiro à minha mãe pois não tinha dinheiro para pagar a renda ou pagar um quarto alugado, pois os pagamentos da Câmara estavam atrasados e eu tinha que pagar o seguro de acidentes de trabalho (obrigatório) e a segurança Social e comida, roupa, transportes, tudo!!!!Chegava o Natal, e agora? Chegavam as férias lá ia eu servir à mesa para ultrapassar esses meses de incerteza sem saber se ficaria no Porto ou sabe-se lá onde a trabalhar!
E as infindáveis reuniões que às vezes eram só fachada! Trabalhamos em tantas escolas, temos tantas avaliações para fazer, tantos professores titulares para conhecer, tantas reuniões às quasis atender (diga-se de passagem sem ser pago). Será possível!
Tinhamos que escrever planos, sumários, relatórios e colocar os sumários e as presenças na net. Tudo responsabilidades.Articulação vertical, articulação horizontal. Ter que andar a implorar aos professores titulares por um tempo para bem da interdisciplinariedade! Tanto esforço! E direitos? Onde é que eles estão?
Eu já desconfiava que aquele email sobre seguro de acidentes de trabalho, enviado por aquele Mário Nobre da EDUTEC era falso. Ele está ferido com tudo o que está acontecer na média, e está a tentar descarregar nos colegas, não se deixem intimidar por aquele energúmeno.
ResponderEliminarCaros colegas,
ResponderEliminarmuito me satisfaz ver que finalmente as vossas vozes se fazem ouvir.
Espero que concentrem toda essa força de vontade de mudar o que está ERRADO e ILEGAL!Este espaço é o sítio onde todos podemos dar conhecimento do verdadeiro estado deplorável da EDUCAÇÃO deste nosso TRISTE País.
Devemos fugir?? Não!! Não é a solução..
Devemos lutar pelos direitos que nos assistem?? SIM!!
Devemos insurgir-nos contra a EDUTEC?? Não!!
Devemos EXIGIR à EDUTEC um contrato que nos dê o mínimo de estabilidde?? SIM!!
Devemos insurgirmo-nos contra C.M.Porto por permitir que a EDUTEC não celebre um contrato individual de trabalho?? SIM!!
Meus caros resta-me dizer-vos que somos o pilar desta Sociedade e que o FUTURO do País passa todos os dias pelas nossas mãos.
Portanto não permitamos MAIS que nos tratem com a insignificância que se tem vindo a verificar até então!!
Recuso-me categoricamente a ser "um depósito de crianças"!!
Somos nós que ENSINAMOS, EDUCAMOS, ACARINHAMOS O FUTURO do nosso País!
O NOSSO futuro como Profs. das AEC'S será risonho certamente. Vamos conseguir conquistar o que não é "conquistável" mas sim NOSSO por DIREITO!!
CC
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarQue vergonha...tanto professor com vergonha da própria profissão!!!...como é que podem ensinar...não existem professores de segunda nem de primeira categoria, isso está na cabeça de cada um...se têm amor à profissão vistam a camisola, nos bons e nos maus momentos!Eu sou professora no privado, ganho mal, trabalho 9h ou mais por dia e todos os dias da semana fora o trabalho que trago para casa...são opções! Os professores das AEC'S podem mudar se quiserem ...não são obrigados a estar nestas situações nem são obrigados a estar ligados à EDUTEC...alguém os obrigou a dizer que sim à empresa...ou gostam de ganhar muito e de trabalhar pouco ... calem-se e deixem trabalhar quem quer trabalhar e quem continua a trabalhar para que o país ande para a frente!!!!Só sabem dizer mal...e os professores do Porto que se consideram bons professores (acredito que sim...mas,)com que moral se são racistas...a chamar ao Sr. Mário Nobre "Mouro"...acho que somos todos do mesmo país... afinal que tipo de pessoas temos à frente das nossas crianças?... professores que dizem que sim à frente do Sr.Mário Nobre e depois saem para a rua a lançar mil calúnias e a ofender... que valores morais vão transmitir às crianças do país se nestes pequenos pormenores mostram que não os têm!!! Lutem mas, mostrando bom trabalho!!!
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarOlá a todos!
ResponderEliminarSou professora, licenciada, profissionalizada em português e inglês e estou neste momento a trabalhar nas AEC's. Estou no projecto das primárias deste que este começou e estive até este ano na horrivel situação dos recibos verdes...felizmente a sorte sorriu-me e consegui continuar a fazer aquilo para o qual estudei e que adoro, mas com um (bem merecido) contrato de trabalho.
Vim aqui para mostrar a minha indignação contra os que se auto-designam "colegas", "professores" , nomeadamente o sr/srª que postou antes de mim e que a letras garrafais encontra a solução viável para todos aqueles que protestam e lutam ( com todo o direito que lhes assiste enquanto professores, cidadãos e trabalhadores): o DESEMPREGO!!!!!!!!!!!!!!!! A estes "senhores" (não vamos ser baixos) vos digo: Voçês são a razão de situações destas ainda existirem!!!!!!!!!!!!!! Como podem dizer que os professores das AEC's não gostam de trabalhar???? Tem vergonha de ter colegas como nós?????? De quê mais especificamente??? De lutarmos pelos nossos dreitos?? de lutarmos por uma situação laboral justa e digna??? Voçê é que devia ter vergonha de si mesmo/a...vergonha de insultar pessoas que não lhe estão a fazer mal nenhum...ganhe vergonha na cara e assine os seus comentários energúmenos...
Rezo para que não seja docente...pobres das crianças que o/a tenham a si como exemplo!!!!!!!!!!
Bem-vindo ao NOSSO BLOG Sr. Mário Nobre...
ResponderEliminarNão se preocupem colegas, dos comentários negativos que aparecem aqui. Esses comentários são do Sr. Mário Nobre da própria EDUTEC, que estão desesperados, coitados, vão ter que pagar uma indemnização a cada professor, pela situação ilegal que impõem…
ResponderEliminarNenhum professor no seu perfeito juízo, diz as palavras, “se não me quero sujeitar, vou para o desemprego!!!”, claro que quem não se quer sujeitar vai lutar com todas as suas forças para acabar com esta precariedade, dos falsos recibos verdes.
ResponderEliminarCoitado do Sr. Mário Nobre e das suas coordenadoras, a virem aqui comentar, fazendo-se passar por professores desmiolados, devem pensar que somos burros.
“Os ditos colegas” que vieram para aqui dizer, que é melhor sujeitarem-se à precariedade do que ao desemprego, porquê que não assinaram os comentários? Foi pena, deviam ter assinado, para a EDUTEC ou a EXPLORATEC vos ficar muita agradecida e vos fazer um contrato para toda a vida, energúmenos.
ResponderEliminarTristeza das tristezas, haver quem não se limite a postar um comentário, por mais anónimo que seja, e se decida antes inventar "personagens"... De "colegas" e de "Professores" não têm nada! Vestem a pele do lobo, sem dizerem que o são!
ResponderEliminarQuem é PROFESSOR de alma e coração vai fazer sempre bem o seu trabalho, mas não deixará de lutar pela dignificação daquilo que faz e pelos direitos que nos assistem enquanto professores e cidadãos.
"Se não estão bem, deixem de trabalhar para a empresa e vão para o desemprego" ????!!
Bem se vê que não sabe dar valor ao trabalho e à vida! Para si, a solução de uma situação difícil e precária é a desistência do trabalho e da luta pelo respeito pela profissão... Que vergonha!
"Morri" de riso com o comentário da uma laboriosa "colega", (do privado, que trabalha 9h por dia, fala como se conhecesse bem o grupo de professores das AECs do Porto e se acha um exemplo a seguir)...
ResponderEliminarA "colega" merece continuar com as míseras condições de trabalho que tem! Se gosta de ser a coitada da sacrificada, vai no bom caminho! E se espera um empreguito oferecido pela empresa, também! Continue a tentar, vai ver que vai longe, "colega"!
A CLASSE PROTEGIDA PELO SALAZAR CONTINUAR A QUERER O PREVILÉGIOS.SE NÃO GOSTAM DE ENSINAR E TRABALHAR DEVERIAM TER ESCOLHIDO OUTRA PROFISSÃO. SÃO UMA VERGONHA PARA A CLASSE.
ResponderEliminarSÃO A CLASSE QUE MENOS PRODUZ EM PORTUGAL, QUE LATA!
Se estão mal mudem-se...
Caro "Dr. Morgado Livrete",
ResponderEliminarVou dar-lhe um conselho de amiga: pense duas, melhor pense três vezes, antes de abrir a boca ou de "atirar" os dedos ao teclado...
É realmente vergonhoso o "Dr" ter um comentário destes seja onde for... nem que seja no frigorífico lá de casa!!! Os seus valores realmente necessitam de um update muito grande!
Claro que estamos MAL e é POR ISSO que estamos a tentar ( e tenho a dizer-lhe que vamos conseguir) MUDAR!
É devido a pessoas como o "DR" que este País está como está. Tenho dito!
CC
Colegas:
ResponderEliminarDeveriamos estar todos unidos, não contra a Edutec nem contra outros parceiros, mas sim contra o ME. Contra o próprio estado por permitir estas situações. Se fizessemos GREVE durante 1 semana com uma adesão a 100% acredito que Pais, professores, coordenadores, não iriam aguentar a "pressão" de ter que solucionar o gap das 15:30 até as 17:30, durante 5 dias.
Infelizmente, toda e qualquer modificação, creio, que não se verificará para este ano lectivo(???!!!) mas caso esta luta dê frutos, como um concurso (ex: Matosinhos), com um contracto de trabalho, remuneração fixa e horário e local de trabalho fixo, todos os que se opoem a esta luta ficarão muito gratos. Infelizmente, uns são a locomotiva e outros as carruagens, quando deveriamos ser todos um COMBOIO.
AN
Ahahah é tão divertido ver o Mário Nobre e os seus compinchas, a virem aqui criar identidades fictícias, para denegrir os professores e esta luta ahahah, ridículos! Mais ridículo ainda é pensarem que vão sair impunes de toda a ilegalidade que os assombra, pois viu-se bem no email que o Mário Nobre enviou, estás entalado amigo. Vem exigir dos trabalhadores informações pessoais da Segurança Social, (que não lhe é do direito pedir), e está na cara que ao não dar alternativas de orçamento para o Seguro de Acidentes de Trabalho, está a criar um lobby com a seguradora em causa que deve de ser de amigos ou família como foi o caso da oficina AutoBrito. Peço a quem esteja a gerir o blog que apague e bloqueie estas mensagens de pessoas corruptas que estão a querer continuar a ganhar dinheiro fácil às nossas custas e a denegrir o bom nome dos professores e da intenção de resolver este grave problema.
ResponderEliminarOlá,
ResponderEliminarGostaria de saber se algum dos colegas vai fazer o seguro junto do "Fonseca" ?
Ou se vão sindicalizar-se na SPN ou outra e fazer o mesmo seguro através de uma empresa idónea, convenientemente localizada no PORTO!! Sei lá até pode acontecer mesmo alguma coisa e o Sr. Fonseca estar ocupado lá no Cartaxo...
Caros colegas,
ResponderEliminarPara que todos percebam de uma vez!!!
Trabalhamos nas AECS com más condições de trabalho:
ganhamos por hora,
não nos pagam planificações, avaliações,relatorios,correção de trabalhos de casa...ou tempo que perdemos na escola a falar com os professores titulares sobre questoes educativas,
o nosso trabalho nunca acaba na escola,
não nos pagam o tempo que perdemos a preparar aulas,
somos nos que pagamos o material que damos aos alunos,
se faltarmos e tivermos justificação esta não é aceite porque não nos pagam,
somos contratados a Falsos Recibos Verdes,
exigimos e temos direito a um contrato de trabalho digno,
não temos direito a estar doentes,
não podemos ter um acidente,
não podemos engravidar,
temos que pagar do nosso bolso para trabalhar
temos mais obrigaçoes do que direitos.
quem souber fazer contas que as faça bem!!! Quem ganhe 200 euros por mes consegue sobreviver???? Sejam sinceros!!! é que com 200euros, 150 vao para a segurança social e ficam 50 euros que nos da para viver??? quem é que consegue pagar renda?agua?luz?quem é que consegue ter filhos nestas condições?e cria-los?
Os professores das AECS não falam de boca cheia, ao contrario do que muita gente pensa! Eu gostava de saber se algum de voces conseguiria viver nestas condições. E quem continua ainda a dizer que não queremos trabalhar que esteja calado! porque nós não fazemos outra coisa senão trabalhar! Não o podemos fazer é de graça! Somos humanos e o tempo da escravatura já acabou. e quem vem para aqui dizer para nao trabalharmos não deve ter o seu perfeito juizo e deve de estar bem na vida. O mal do país é este. Ganharem uns as custas dos outros....
É claro que não vou fazer o seguro pelo Fonseca, que ridículo. Não vou alimentar lobbies, vou fazê-lo porque tenho que cumprir a lei, mas vou lutar e todos o devem fazer, para que quem está nas AECs tenham contratos de trabalho.
ResponderEliminarAinda estou para perceber o que é que SALAZAR tem a ver com isto tudo... (?!?) Ainda aí alguma gente muito desnorteada, não anda?... E a julgar pelo teor da mensagem que escreve, fala dos professores mas nem sequer é professor. Que bons exemplos de autoridade moral e ética...
ResponderEliminarQue idéia essa de fazer o seguro com o "Fonseca", mais um amigo do Mário!
ResponderEliminarQueria agradecer aos professores das AEC's por terem aberto este blog.
Estou numa escola onde nem o papel de fotocópias nos é fornecido, não estou a falar do toner, é mesmo do papel!!!!! Além disso os alunos quase nunca trazem materiais e SEM MANUAIS não é nada fácil! E ainda há pessoas a dizer que não gostamos de ser profesores, grande lata, pago as folhas do meu bolso, para quê????
As coordenadoras então que desastre, avisam tarde e a más horas das reuniões, não prestam as informações que pedimos, dizem que estão sempre muito ocupadas para nos atender...não percebo, afinal existem para quê? para reencaminhar os mails histéricos do Sr. Mário Nobre????"Colegas" sinceramente não percebi ainda a vossa função! Mais uma coisa, vocês receberam todos os salários a tempo e horas? é que eu e os meus colegas só começamos a receber a partir do da 12 e alguns só mesmo no dia 16 de Novembro. Se bem me recordo a EDUTEC prometeu pagar até ao dia 8 IMPRETERÍVELMENTE, dando 2 dias mais para os que não têm conta no BPN, isto também, mais uma palhaçada...
Enfim tantas coisas para tratar..
Ver vídeo: Professores contestam a Câmara do Porto e Edutec!!...
ResponderEliminarSem dúvida, um eterno obrigado ao Professor Alberto Ferreira por ter dado a cara por todos nós e aos outros que lá estiveram e não puderam dar a cara. Espero que esta atitude dê força e coragem aos professores para lutarem todos juntos.
Este colega que não precisava de se incomodar, pois tem um contrato de trabalho nas AECs numa autarquia vizinha e teve o enormíssimo gesto de se juntar nesta luta, e acreditem que muitos outros virão juntar-se a nós, acreditem nisso.
Caros colegas:
ResponderEliminarDeveremos reunir esforços para proporcionar um ensino digno,de qualidade,aos que mais privam com toda esta trapalhada: os nossos alunos. "Deveriamos estar todos unidos, não contra a Edutec nem contra outros parceiros, mas sim contra o ME." Concordo inteiramente!
Travar uma luta entre iguais, através do diálogo.
Bom trabalho para todos.
Se o ME deu às autarquias o "poder" e a deliberação sobre a organização e contratacão de MONITORES de Actividades de Enriquecimento e esta optou por fazer um "outsourcing" através de outros parceiros, que em "concurso" adaptam as "condicções mais favoraveis" à vitória do mesmo, são sim os municipios os responsaveis pela "implementação da legislação e vinculo laboral" que contractam. Os parceiros que são Empresas com fins lucrativos e não o ME (isento e justo LOL) retiram o máximo de lucro possivel. Lei da Oferta e da Procura. Por isso a luta tem de ser efectivamente contra a imposição dos recibos verdes. Então até a Autoridade das Condições de Trabalho também pede " Contractos de Prestação de Serviços" celebrados, então não sabe que se é Recibos verdes, não há lugar legal a um contracto atipico ou não.
ResponderEliminarIsto é uma verdadeira salsada. Vamos pedir esclarecimentos sobre este "Contracto", sim?
E já agora, vão lá a Seg. Social pedir uma declaração para entregar à entidade patronal a ver se vos dão??? A ACT deve ter pedido isto aos trabalhadores da Edutec, mas os Monitires/professores não são da EDUTEC são Trabalhadores INDEPENDENTES. Alguem esclareça esta situação, e não não é uma questão de Semântica !!!!!
Mal por mal eu ainda preferia trabalhar numa empresa de trabalho temporário, com contracto de trabalho, descontos na Seg. Social, e tudo certinho, mesmo sabendo que quando acabasse o ano lectivo termina o vinculo, mas tinha direito a fundo de desemprego do que isto dos recibos verdes.
ResponderEliminarAN
Desculpem lá mas agora já não estou a perceber nada...Devemos ou não mandar a cópia do seguro para a Edutec? No ano passado a Universidade de Letras só assinava os contractos com esse seguro feito. Acho que a Edutec tem-se mostrado bastante desorganizada pois só deveriam ter feito os contractos com a cópia do seguro. Não é agora, de repente, ó tio ´tio, onde estão os seguros???? A sensação que fico é que a edutec não tem qualquer experiência neste ramo, por muito que diga o contrário...é que em nenhuma das reuniões que tivemos com a Edutec esse seguro foi mencionado, então eles não sabiam que era obrigatório???? algo me parece mal nisto tudo.
ResponderEliminarJá agora Sr. Mário Nobre, se não tem tempo de escrever em Blogs pelo menos tem tempo de os ler já que sabe o que se passa por aqui.
Pois, isto do seguro de trabalho é obrigatório e devem enviar as informações sim para a entidade patronal. A informação da Segurança Social é que já tenho dúvidas, pois esta não é da responsabilidade desta mas sim do Trabalhador independente. Para alem disso, creio que a EDUTEC vai ter que apresentar os contractos de prestação de serviços de todos os colegas, eu pergunto-me e aqueles que ainda não assinaram contracto? Vão assinar este fim-de-semana?
ResponderEliminarEnfim, a falta de desorganização é generalizada se pensarmos em todo este processo. O ano passado era outro parceiro que estava a gerir as AEC's e este seguro nunca foi pedido (????) por isso só com a ACT é que se vem a regularizar este processo, que estará longe de estar "ORGANIZADO". Vejamos o que a próxima semana nos reserva...
AN
Pois o email sobre os pagamentos:
ResponderEliminar"a CMP também ainda não pode efectuar qualquer pagamento pela nossa prestação de serviços, apesar de termos pago aos professores os serviços referentes aos meses de Setembro e Outubro."
pois ... APESAR de termos trabalhado esses dois meses e termos ganho o nosso salário este mês temos uma elevada estima e consideração pela empresa, NOT. Olhe eu vou reencaminhar este email ao meu banco, pra semana pago a prestação da casa... OK????
A empresa tem de ter meios de sustentabilidade financeira para poder suportar os atrazos, porque creio que os professores são mesmo OBRIGADOS a ter, não????
Este mail dos pagamentos é absolutamente ridículo. A Edutec salientou várias vezes que era uma mais valia o pagamento feito até ao dia 8 se tivessemos conta no BPN ou 2 dias depois se fosse noutro banco. Sempre nos disseram que não éramos obrigados a ter conta no BPN, que era apenas uma opção.
ResponderEliminarDe repente passamos a ser nós, os professores os culpados por não recebermos a tempo e horas porque não quisemos abrir conta no BPN, isto é simplesmente revoltante!!!
Tenho a sensação que a Edutec não está de maneira nenhuma preparada para fazer o trabalho que lhe compete e inclusivamente o relacionamento desta empresa com a CMP parece-me terrível. Não sei o que se pode fazer, partir realmente para a greve? podemos começar a dar aulas também com atrasos, afinal nem somos pagos!
Por favor apresentem idéias!isto vai de mal a pior, sinceramente!!!
Relativamente aos pagamentos, o Mário Nobre falou numa relação de “confiança” entre empresa e professores, mas está a falhar nos pagamentos, a Edutec é uma empresa privada tem que garantir que paga aos seus trabalhadores, mais ainda fez parecer no seu email que nos fez um favor de pagar os meses de Setembro e Outubro, pois a CMP ainda não lhes tinha pago, algo que nós não temos nada haver com isso.
ResponderEliminarContinuando a falar sobre confiança, que continuamente tem vindo a ser “manipulada” pelo Mário Nobre, quando afirmou que iria mudar os contratos de prestação de serviços, para contratos de trabalho na reunião na Junta de Freguesia de Paranhos, desde que cada um de nós enviasse por email com uma adenda ao contrato (contendo o local e horário), coisa que se recusou a fazer após a recepção das adendas, pura manobra de diversão.
Esta empresa não tem condições para continuar a gerir as AECs no Porto, pois faltou com as suas obrigações e quebrou a confiança por diversas vezes com os seus trabalhadores.
Colegas temos de fazer uma greve de uma semana urgente já na para a próxima semana, com protesto em frente da CMP e que cada um de nós entupa o livro de reclamações da CMP com um pequeno texto a denunciar isto, unamo-nos por favor.
Concordo plenamente a luta é com CMP, que permitiu que a EXPLORATEC gerisse com esta imoralidade e ilegalidade. Juro que de início não queria fazer greve, mas como as coisas estão, uma GREVE de uma semana contem comigo.
ResponderEliminarPara mim, não faz muito sentido a greve, pois nós seremos os maiores prejudicados nesta história toda que ganhamos pouco e ficamos a ganhar ainda menos...na minha opinião não deveriamos entregar nenhuma avaliação, nem ir a reuniões antes de recebermos.
ResponderEliminarDsclp colega, sei que a exploratec tem a obrigação de pagar, e sei bem que não estamos a receber para fazer avaliações, nem reuniões, nem o raio que parta isto tudo, mas devemos dar parte forte e não falhar com o nosso dever, cumprir sempre. Concordo com os colegas chegou mesmo a hora da verdade, temos que agarrar o touro pelos cornos e fazer GREVE, TODOS... AS AECS TEM QUE PARAR ATÉ ISTO MUDAR!!!
ResponderEliminaradorei...
ResponderEliminarGREVE, TODOS... AS AECS TEM QUE PARAR ATÉ ISTO MUDAR!!!
Cara/o colega, concordo quando diz que temos que agarrar o touro pelos cornos, claramente necessitamos de nos organizar, quer seja através deste blog ou de criarmos efectivamente uma Associação de Profs das AECs, para que possamos juntos e com força lutar, contra este tipo de precariedade na contratação, logo subjugação a todo tipo pressões, como se tem vindo a constatar com os emails que recebemos. Temos que nos impor já, porque qualquer dia até nos sujeitamos a trabalhar, por valores inferiores. Rapidamente temos que eleger um/uma representante das AECs no Porto, que seja sindicalizada/o, que nos represente, excluindo as coordenadoras uma vez que estas não terão uma posição imparcial.
ResponderEliminarAcabar com a distinção de Inglês, Música e Educação Física, todos temos que estar com a mesma remuneração, com contratos de trabalho com os mesmos direitos e deveres.
Obrigada pela criação deste blog, concordo que moderem os comentários para que isto não se torne num espaço de enxovalhar profs, pois somos alvos fáceis e que rapidamente isto gere frutos.
Estou verdadeiramente feliz!! É esse o espírito! Qualquer iniciativa só fará sentido e terá o impacto pretendido se o fizermos colectivamente até porque desta forma estamos a proteger todos os Professores das Aec's.
ResponderEliminarSe o Ministério da Educação, a DREN, o SPN nos dá toda a razão e diz que realmente as nossas condições não são dignas creio que tudo joga a nosso favor e temos tudo, repito tudo nas nossas mãos.
Cabe-nos agora tomar uma atitude que seja sensata e que resolva realmente de uma vez por todas esta situação que se tornou insustentável.
Greve será a solução? SIM.
A C.M.PORTO não tem outra solução senão tomar uma atitude(e não andar a jogar ping pong com a EDUTEC) quando as crianças não tiverem Actividades de Enriquecimento Curricular!
Recordo que até o SR.MÁRIO NOBRE e o SR.FRANCISCO CUNHA nos disseram que concordavam que deveríamos lutar pelos nossos direitos.
Este meu testumunho é para vos encorajar em tudo, façamos queixa na C.M.P., façamos greve..tendo como certo de que eu serei a 1ªpessoa que encontraram ao vosso lado!
CC
Olá,
ResponderEliminaressa ideia da associação é muito boa... acho devem andar para a frente com isso.
AN
Ola,
ResponderEliminarEncontrei por acaso o vosso blog hoje e devo dizer que vou ca voltar mais vezes, porque apesar de nao ser do Porto a vossa luta é também a minha luta.
http://www.publico.clix.pt/Educa%c3%a7%c3%a3o/ministerio-admite-irregularidades-em-actividades-de-enriquecimento-curricular_1400808
Obrigado,
Professor Música, Abrantes
Vou agora iniciar as avaliações dos meus alunos... E não, não nos limitamos a quantificar as suas prestações, antes avaliamos qualitativamente, fazendo observações escritas, aluno por aluno, das suas capacidades... Por "amor à arte", ou pelo sentido de responsabilidade que temos, porque este trabalho não é reconhecido... E nem pago! Nem sequer conta para tempo de serviço...
ResponderEliminarJá li neste blog que somos "uma classe de inúteis"... Será que quem escreveu isso conhece a nossa realidade? Será que percebem que se não tivermos economias acumuladas no passado, daqui a 4 dias deixaremos de comer, vestir, pagar casa, luz e água?? Até 4 de Janeiro!! Isto se tivermos a sorte de nos pagarem o mês de Novembro antes do Natal...
Um Bom Natal para todos aqueles que o conseguirem sentir...
Bem-vindo, colega de Abrantes!
ResponderEliminarAcabou de dizer o mais importante! Esta é a NOSSA LUTA, de todos os professores de AECs do país que se encontram em situação precária!
Descobri este blog por mero acaso.
ResponderEliminarSabia, no entanto, pela voz de gente amiga que a C.Mun.do Porto não estava a portar-se como se impõe à 2ª.Câmara do país.
Entregar o concurso para admissão de professores nas AEC's a uma qualquer empresa exterior a si própria, foi, logo à partida, erro grosseiro. Qual Pilatos da educação, recebe da tutela o valor por aluno que está estipulado, paga a uma qualquer entidade, paga os livros, e fica com uma substancial parte, uma grossa fatia para SI MESMA. Desta forma, triste, abusiva e lesiva dos interesses dos alunos, dos interesses dos professores e à custa dos impostos de todos nós, eis que a câmara do Porto, arranjou mais uma forma de financiamento, e, lamentavelmente não há governo, não há quem ponha côbro a este descalabro, a esta pouca vergonha. Os professores das AEC's do Porto 'não trabalham' para a empresa que a Câmara contratou, qualquer que ela seja! Os professores trabalham para e com as crianças que são os alunos; depois, só depois trabalham para uma entidade e, essa é, a Câmara Municipal do Porto. Se a edilidade continuar a tratar tão mal os seus professores, vai vê-los debandar para os municípios vizinhos e, depois, bem depois, vá contratar profissionais desenquadrados, por não preparados, por falta de competências técnicas e profissionais, por relação com as necessidades reais no terreno. Quem sabe, os pais das crianças no próximo ano talvez tenham advogados, psicólogos ou terapeutas a leccionar Inglês ou Música, quem sabe?, talvez até, Ginástica. Quem sabe?
Caro colega de Abrantes:
ResponderEliminarTrês meses de salários em atrazo!!???
F**K
Rais parta pa isto tudo!
(...)
O pior das avaliações é esta treta das faltas,
ResponderEliminaroh pá!! Se não é obrigatório assistir às aulas, para quê avaliar? E como penalizar aqueles que faltam ???
Afinal, nós professores das AEC até queremos ter alunos e se possivel todas as turmas das escolas em vez desta treta de turmas misturadas e sem lista de alunos.
Estamos a dar aulas à 3 meses e de repente olhamos para os alunos:
-Hei! Tu és novo?
- O meu pai disse para eu vir hoje!
- Welcome !
LOL só dar para rir!
VIVA A BAGUNÇA!!!
Colega de Abrantes,
ResponderEliminarmuito obrigada pela sua prestação extremamente útil no nosso blog.
Temos conhecimento que a situação de Abrantes também não está (ou foi) fácil.Despediram-se colectivamente correcto?!?
Seja bem-vindo ao nosso blog e tem todo o nosso apoio,bem como todos os docentes que por aqui passam.
Vamos mantendo-vos informados.
Continuamos em LUTA!
Bom dia,
ResponderEliminarEm primeiro lugar gostava de felicitar o Blog e desejar que este seja cada vez mais um meio para aingir os nossos fins.
Nos últimos três anos lectivos fui professora de Inglês, contratada pela FLUP/CMP, mas infelizmente este ano por motivos de sáude na minha família,não pude aceitar o horário que me propuseram na célebre "reunião de garagem".Não só pelo meu problema pessoal, mas pela forma como as coisas estavam a ser tratadas e acabaram por se revelar, com um total desprezo pela nossa dignidade. Não! Assim não é possivel. E é com grande satisfação que tenho vindo a acompanhar e a verificar que em pouco tempo conseguimos ir bem longe. Espero que com resultados muito positivos. Na minha opinião, é a DREN que tem que tomar uma atitude no sentido de repôr a justiça e dignidade dos professores das AEC'S.
Afinal é tão simples como isso. Nós somos Professores LICENCIADOS e esforçamo-nos muito para corresponder a todos os niveis,tal como todos os outros. Qual é a diferença???
Obrigada pela oportunidade do desabafo, pois apesar de não estar no activo, vou lutar também por um futuro mais sorridente e sobretudo mais justo para todos nós. E aqui incluo pais, encarregados de educação, alunos e demais pessoas envolvidas, pois tudo tem um grande reflexo na atitude e forma como somos vistos.
Bom Natal!
E as turmas que oscilam entre os 25 e os 30 alunos, porque uns vem à terça e faltam à quinta e à segunda vem todos e nem tem cadeiras para se sentar. Ficam em grupos de 3 em cada mesa e é uma salsada!
ResponderEliminarDar aulas? Que tal entretê-los durante 45 min.
Festinhas de natal, que tal? A recompensa pelo bom comportamento.
MUP - Por uma classe mais unida.
ResponderEliminarhttp://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com
Este blog anda na boca do "povo"
ResponderEliminarhttp://movimentoescolapublica.blogspot.com/search?updated-min=2009-01-01T00%3A00%3A00Z&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00Z&max-results=50
Quem é que disse aquilo da "minoria"???
PARABENS!!!!!
A Câmara do Porto tem que dar explicações, como é que gere tanto dinheiro para as AECs e contrata os professores numa situação tão precária de falsos recibos verdes. Como é que a Câmara de Matosinhos tem capacidade de contratar os professores a contrato de trabalho, vencimento fixo, subsídio de natal, férias, desemprego, ADSE, etc. e fornecer manuais aos alunos, de Inglês e Música, fotocópias, cartolinas, leitores de CDs, etc.… e a Câmara do Porto que é uma autarquia maior, logo com mais alunos, logo com mais dinheiro de subsídios, e não presta a mesma qualidade e dedicação às AECs que Matosinhos, que vergonha, tudo por dinheiro, a Câmara do Porto está a queimar-se bem com esta história, alguém tem que urgentemente pedir contas à Câmara do Porto.
ResponderEliminarBoa(s) pergunta(s)!
ResponderEliminarComo é que Matosinhos consegue um tal "milagre" e a Câmara Portuense não trata os professores que, no fundo, para ela trabalham, com a mesma dignidade e em igualdade de circunstâncias?
Vá lá, Senhores do Dep.de Educação da C.M.P., respondam a estas questões e ganhem a nossa admiração; é que ninguem percebe estes mistérios!...
Colegas, não é só a Camara de Matosinhos, que tem essas condições, a camara de Gondomar, Santa Maria da Feira, de Espinho, de Vila do Conde, trabalham todas com contrato de trabalho e respectivos subsídios, so nós aqui no Porto, que por acaso até ganham mais que todas estas camaras, por ser a 2ª maior do país, é que nos encontramos nesta situação precária de recibos verdes....
ResponderEliminarProf de Actividade Física Desportiva
Boas Festas a Todos!
ResponderEliminarIsto é mês de Festas! mas, também é mês de receber cerca de metade! e, logo no Natal, no mês de dar um presente, nem que seja a "um só alguém".
Com o Novo Ano à porta, quero sonhar e fazer um pedido:
será que as Autarquias que criaram as suas próprias empresas municipais para se escudarem, legalmente nas ditas, ou pior ainda, delegaram a sua responsabilidade em entidades privadas (fraquinhas, pois a escolha tem que recaír na mais baratinha), para poderem argumentar a seu bel-prazer, alegando que: "o que não corre bem, não é connosco!"; "recibos verdes? não é connosco!"; "contrato lesivo e/ou abusivo? não é connosco!"; "pagamentos à hora? não é connosco!" Afinal, o que é que será com eles? E, o que seria deles sem os professores?
Não vai há muito tempo, viu-se neste espaço nova que dava conta que a Tutela ia encarregar a DREN de indagar das irregularidades que estavam a ser cometidas pela Câmara do Porto; mais dizia a nota do Ministério, que o Governo não podia ter atitudes de ingerência na governação camarária.
Até aqui, tudo certo! Mas, será que o Governo não deveria fiscalizar, vistoriar, "policiar" quanto às atitudes tomadas, nomeadamente, no que concerne à justeza, à legalidade, à igualdade e à forma como são gastas as verbas que o mesmo Governo envia às benditas Câmaras, que mais não são, senão os nossos bem esmagados impostos???
Vá lá, Gente do Ministério, não à Ingerência, SIM À FISCALIZAÇÃO!
Boa noite colegas.
ResponderEliminarSou colega das AECs de Inglês no Porto, gostaria de saber se alguém já recebeu o ordenado este mês.É que eu não recebi e mais uma vez, tal como no mês passado, ninguém me informou de qualquer atraso no pagamento.Obrigada e boa luta para todos
Eu gostava de deixar aqui que registado para que outros colegas possam também agir.
ResponderEliminarOs professores de Santarém fizeram pressão na EDUTEC e de 10€ passaram a 12€!
Eu não sei quanto é que estão a pagar noutras cidades mas penso que os professores merecem todos o mesmo, não?
A edutec em falta com os pagamentos em Mação, Tomar, Sardoal
ResponderEliminarProfessores de Santarém sem ordenado deste Outubro. Obrigado EDUTEC!!!
ResponderEliminarE por este andar já vai haver novamente um atraso de pagamento no mês de Dezembro, hoje já é dia 9 de Dezembro, agora vem o fim de semana e não se sabe quando se vai receber e o presidente nada diz...
ResponderEliminar