quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Colega de Matosinhos pede esclarecimento!!!

A Câmara do Porto tem que dar explicações, como é que gere tanto dinheiro para as AECs e contrata os professores numa situação tão precária de falsos recibos verdes. Como é que a Câmara de Matosinhos tem capacidade de contratar os professores a contrato de trabalho, vencimento fixo, subsídio de natal, férias, desemprego, ADSE, etc. e fornecer manuais aos alunos, de Inglês e Música, fotocópias, cartolinas, leitores de CDs, etc.… e a Câmara do Porto que é uma autarquia maior, logo com mais alunos, logo com mais dinheiro de subsídios, e não presta a mesma qualidade e dedicação às AECs que Matosinhos, que vergonha, tudo por dinheiro, a Câmara do Porto está a queimar-se bem com esta história, alguém tem que urgentemente pedir contas à Câmara do Porto.

7 comentários:

  1. Colega,
    o seu comentário diz muito sobre a Câmara de Matosinhos. Admiro a justeza e dignidade com que lidam com as AECs e com os professores das mesmas no seu município!

    Será que ninguém percebe que um trabalhador respeitado e que vê o seu trabalho reconhecido e dignificado produz mais, melhor e com mais gosto?

    E será que também não percebem que só assim se consegue estabilidade no grupo de trabalhadores que, por usufruirem de um mínimo de boas condições, não pensam constantemente em transferir-se para outras autarquias?

    Todos saem a perder: CMP, professores, alunos e escolas, que vêem o seu corpo docente (de AECs) alterar-se quase todos os meses...

    Será isto bom para os alunos portuenses?

    ResponderEliminar
  2. De acordo colega, em Matosinhos dão-nos tudo o que pedimos, qualquer tipo de material necessário para leccionar, nada nos sai do bolso nem dos encarregados de educação. As AECs em Matosinhos não são um custo para os pais nem para nós, o que já não se passa no Porto, já leccionei nas AECs do Porto e é uma pouca-vergonha, os encarregados de educação têm que custear as AECs, algo que não devia acontecer, pois a C.M. Porto recebe subsídios para esse fim e se nós queríamos dar aulas dignas tínhamos que comprar material e custear essas despesas, é lamentável e crime que a C.M. Porto esteja a encher os bolsos à custa da educação.
    O que não foi dito ainda:
    A C. M. Porto trata mal os professores das AECs durante o ano lectivo e depois vem “oh tio! oh tio!” é preciso músicas, actuações, danças para o Rui Rio e Compª assistirem à festa milionária de final de ano, sem se preocuparem de dar de comer aos professores que estão de manhã até às tantas da madrugada, decerto que eles não deixaram de comer e meter o seu ao bolso, corruptos.

    ResponderEliminar
  3. De facto, até parece que a Câmara Municipal de Matosinhos é algures num País civilizado. Quem esteve na CMP e foi para CMMatosinhos sabe bem do que se fala em termos de dignificação do trabalho dos professores das AEC's. Gostaria ainda de acrescentar a pontualidade relativamente aos pagamentos e o facto de os alunos considerarem os professores das Aec's tão importantes como os seus professores titulares de turma - e esta atitude não parte exclusivamente dos alunos, como é óbvio.
    Não acredito que o Dr. Rui Rio tenha a noção da extensão do problema e a isto faça nada...

    ResponderEliminar
  4. LInkei o vosso blogue no blor roll do ProfBlog.
    Ramiro Marques

    ResponderEliminar
  5. Sou professora de AECs na CM de Matosinhos e acreditem que nem tudo são rosas.
    É verdade que recebemos a horas, temos direito aos subsidios que qualquer trabalhador tem direito e tudo o mais.
    Acontece que nos querem vender gato por lebre. Em vez de contratarem auxilares para as escolas "obrigam" os professores das AECs a cumprirem uma componente não lectiva (que não é paga) e onde temos de fazer quase tudo: substituir professores titulares que faltam, vigiar a cantina, controlar a biblioteca, preencher os dados para o magalhães, abrir a escola às 8h da manhã etc (usem a vossa imaginação). Num horário de 18 horas lectivas (aulas de 45 minutos) tenho uma manhã livre e recebo perto dos 700 euros.
    Para além disso temos de vigiar todos os recreios antes ou depois das aulas, ir às reuniões da escola e do agrupamentos.
    Tudo isto não nos é pago. Calculam o vencimento fazendo uma regra de 3 simples e se faltarmos à componente não lectiva descontam-nos ..... Nada.... porque não nos é paga!!!!
    Já estou como o outro:
    Sou obrigada a fazer componente não Lectiva?
    Sim.
    O que me acontece se faltar?
    Nada.
    Então posso Faltar?
    Não
    Mas descontam-me no ordenado?
    Não.
    Então.........
    Não percebo

    ResponderEliminar
  6. ???

    Mas que grande confusão... Estaremos no mesmo país? E estes são municípios vizinhos... Imaginem o que vai por este Portugal fora...

    ResponderEliminar
  7. Estou surpreendida com a info sobre CMM. Será que é responsabilidade da CMM ou depende do Agrupamento/Escola? Eu tenho que vigiar recreio como qualquer outro prof titular de turma num horário que me foi atribuído mas nada de vigiar cantinas nem abrir a escola, nem nada do que foi referido atrás!!!!!!?????
    Parece que a falta de uniformidade de crtérios
    é um mal a combater, não?
    Já não percebo nada....

    ResponderEliminar