quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Continuamos por cá

Caros Colegas,

Vimos comunicar-vos que continuamos a lutar pelos nossos direitos.
Desta forma foram feitas perguntas ao Governo pelos Deputados Miguel Tiago e Honório Novo, através do Ministério da educação, sobre a Situação Laboral dos Professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, como já havia sido feito anteriormente pelo Deputado José Soeiro.
Os Professores da Aec's agradecem a todos o apoio prestado.
Postaremos em breve o documento com as perguntas que foram feitas.
Mantenham-se atentos.

3 comentários:

  1. Um abraço a todos os colegas das AECs.Não desistam de lutar.O que vos estão a fazer é um atentado à vossa dignidae pessoal e profissional.Coragem!

    Colega do 1º ciclo com 30 anos de serviço.

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz por saber que há quem se aperceba do que se está a passar e, para além de nos apoiar, se proponha ajudar-nos!

    Quanto a mim, gostaria de ajudar a elucidar quem passa por este blog, dando um exemplo concreto.

    Tomemos como exemplo um professor de Música ou Inglês no Porto, que tenha um horário de 16 horas semanais. (Tenhamos em consideração que este é um horário raro, por ser bastante completo...). Isto sigifica que este professor terá 6 ou 7 turmas.

    Se cada turma tiver uma média de 15 alunos, este professor trabalha com cerca de 105 alunos. Em Dezembro, deixa de receber nas férias de Natal (quase meio mês) e não recebe o dia 1 e 8, feriados nacionais.

    Se em cada semana este professor trabalha 16h, dá em média 3h diárias de aula (geralmente a meio da tarde), pelo que retirarei 6h dos meus cálculos devido aos 2 feriados que referi.

    Ou seja, em 5 semanas, este professor trabalhou apenas 3, o que perfaz um total de 48h. A essas 48h retiro as 6h referentes aos feriados e passo a ter 42h.

    Chego a um valor de 462 EUROS finais brutos para um trabalho levado a cabo com 105 crianças, com ensaios extra para festas de Natal e muitas horas de trabalho não pago para proceder a avaliações (um relatório individual por aluno, logo 105 relatórios!).

    Desses 462 euros, 161 serão entregues à Segurança Social. Restam 301 euros. Mas falta pagar o passe de transporte, para me deslocar para a escola: 40 euros a menos...

    Estou perigosamente com 261 euros!!! Se pagar IVA e tiver de almoçar fora (por imperativo de horário) um ou outro dia da semana, quanto dinheiro me sobra?

    FARÁ SENTIDO, NO MOMENTO ACTUAL, QUE UM PROFESSOR PORTUGUÊS, LICENCIADO E PROFISSIONALIZADO, TRABALHE COM 105 ALUNOS E NÃO RECEBA SEQUER UM SALÁRIO MÍNIMO??

    QUE PAÍS É ESTE? Importa referir que o mesmo aconteceu em Setembro e irá acontecer em Abril (devido à Páscoa) e em Junho (o ano lectivo termina dia 18). SÃO 4 MESES DE ANGÚSTIA em 9 de contrato de prestação de serviços!

    E agora, CONTINUAM A ACHAR QUE NÃO HÁ PROFESSORES DE PRIMEIRA E DE SEGUNDA? E QUE NÃO HÁ CIDADÃOS DE PRIMEIRA E DE SEGUNDA?

    E não me venham dizer que essas "distinções" estão na cabeça de cada um!... Estão, isso sim, no pouco respeito que têm por nós e na situação de angústia e ansiedade que nos provocam, com a ASFIXIA FINANCEIRA a que nos votam!

    Como se já não bastasse esta descrição do nosso mês de Natal, resta-me acrescentar que Dezembro ainda não foi pago.

    A todos, os desejos de um Bom Ano, mais sorridente e feliz.

    ResponderEliminar
  3. É muito bom ver que a solidariedade ultrapassa o grupo dos professores das AECs de uma forma visível. Agradeço a(o) colega do 1º Ciclo o seu apoio e solidariedade e "venham mais cinco...", sejam eles Colegas ou Associações de Pais, uma vez que os Encarregados de Educação são também parte interessada neste assunto.
    É indigno o que nos estão a fazer e aguardo o resultado da interpelação feita pelos deputados Miguel Tiago e Honório Novo ao Presidente da Assembleia da República.
    Já agora, seria possível fazer-nos o ponto da situação sobre o pedido de esclarecimento feito pela DREN junto da CMPorto sobre este assunto?
    Finalmente, gostaria de pedir a alguém que me confirmasse, se a componente lectiva que temos de cumprir em alguns municípios, como professores das AECs, e que como já alguém referiu neste blog passa por vigiar cantinas, recreios etc., é remunerada ou não. Eu penso que não, que somos remunerados só pelas horas que leccionamos. Alguém me pode esclarecer, por favor?

    ResponderEliminar