quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Vamos entregar uma carta à senhora Ministra!

O protesto do próximo dia 11 de Março em frente ao Ministério da Educação, irá incluir a entrega dum "Caderno Reivindicativo" à Ministra Isabel Alçada. Esse documento pretende demonstrar o conjunto das razões que tornam inaceitáveis as condições de trabalho nas Actividades de Enriquecimento, bem como as exigências dos profissionais que asseguram a "Escola a tempo inteiro".
Esse documento terá como base as discussões já tidas nos anteriores plenários, mas também as contribuições que juntarmos neste percurso de mobilização até dia 11. Por isso, apelamos a todos os Professores das AECs que subscrevam uma carta (ver e imprimir aqui), que será também entregue a Isabel Alçada no protesto de dia 11.



As ideias recolhidas nestas cartas contribuirão para um documento final mais completo e em que as várias situações porque passam os Docentes das AECs estarão reflectidas. E quanto maior o número de cartas que entregarmos à senhora Ministra no dia 11, maior será a força da nossa exigência.
Junta-te a este protesto, imprime a carta e envia para o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa. E, claro está, divulga aos teus colegas. Vamos exigir respeito e condições de trabalho nas Actividades de Enriquecimento Curricular!

Plenário dia 19 de Fevereiro 17h30

Caros Colegas,

mais um esforço e mais um debate com vista a mudar as nossas condições contratuais.

Não faltem!

Desta forma no dia 19 de Fevereiro partir das 17h30 irá realizar-se um plenário sobre as Aec's com a seguinte ordem de trabalhos :

1-Informações;
- Acordo com o Ministério de Educação do dia 8 de Janeiro
-Concursos

2-Reinvidicações do SPZN para os Professores das Aec's e Professores Contratados;

3- Organização das AEC'S e recrutamento dos respectivos docentes.

Local do Plenário:

Sede do Sindicato dos Professores das Zona Norte

Rua Costa Cabral 1035

4249-005
Porto

O Sarau da Palhaçada

Este ano a CMP organiza mais cedo o Sarau de encerramento do ano lectivo de 2009/2010, desta vez a decorrer no Coliseu do Porto, com ensaio geral agendado para dia 12 de Maio.

Ora esmiuçando bem a questão este sarau milionário que engloba o aluguer do Coliseu do Porto para o ensaio geral e espectáculo, acrescido de material de luz e som, mão-de-obra dos trabalhadores do Coliseu tudo isto é pago com os subsídios que a CMP recebeu, para colmatar as despesas dos manuais escolares (despesa suportada pelos encarregados de educação), material e condições contratuais dignas para os professores, continuamos com os malditos recibos verdes, condições estas que resultam do endividamento de muitos professores à Segurança Social.

Nada disto foi cumprido e nesta altura do campeonato a CMP pede aos docentes para parem de leccionar os conteúdos programáticos, para ensinar o reportório às crianças em tempo recorde, dando a sensação que estamos a amestrá-los para agradar a toda a comitiva que se irá deliciar com o espectáculo.

Espectáculo esse, que caso corra bem os louros vão direitinhos para o Pelouro da Educação da CMP, caso corra mal a culpa é sempre dos professores.


Continuamos com uma política sem escrúpulos em que a função dos professores e das crianças é de embelezar a casa por fora, quando ela está toda podre (quase a ruir) por dentro.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Acção de Protesto de todos os Professores das Aec's

No seguimento das assembleias, que tiveram lugar nestas últimas semanas em Lisboa, os nossos colegas organizam neste momento uma acção de protesto para o dia 11 de Março em frente ao Ministério da Educação.

Todos os detalhes desta acção serão ainda discutidos numa nova reunião a realizar no dia 4 de Março que terá lugar nas instalações do Sindicato Dos Professores da Grande Lisboa (Rua Fialho de Almeida, 3- Lisboa).

Colegas eis mais uma oportunidade de mostrarmos o nosso descontentamento e desagrado com o rumo que levam as Actividades de Enriquecimento Curricular.

11 de Março - 17 Horas - Em Frente ao Ministério da Educação em Lisboa


Para mais informações visitem o blog dos nossos colegas de Lisboa :

http://aecsdagrandelisboa.blogspot.com/

Mantenham-se atentos.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Assina a Petição contra os Recibos Verdes




Assina a Petição em http://www.antesdadividatemosdireitos.org/

A deterioração das relações laborais avança em Portugal a um ritmo avassalador, com perda de direitos e erosão das condições de vida para sectores cada vez mais vastos da população. A par do aumento do desemprego, há hoje cerca de 2 milhões de pessoas em situação de precariedade, sujeitas à arbitrariedade dos patrões, obrigadas a aceitar os baixos salários e a incerteza, à margem do enquadramento legal, da protecção social e das garantias mínimas. A chantagem social individualiza as relações laborais para enfraquecer a parte mais fraca: os trabalhadores/as.

Estima-se que existam hoje em Portugal cerca de 900 mil falsos recibos verdes, a desempenhar funções permanentes, com horário, local de trabalho e hierarquia reconhecíveis, mas sem qualquer contrato ou reconhecimento de direitos.

Há hoje milhares de trabalhadores/as a recibos verdes que viram acumular-se uma dívida à Segurança Social, que, nas suas condições, não conseguem saldar. Uma dívida quase sempre contraída numa situação que, além de injusta, é ilegal. É uma dívida contraída porque os patrões não descontaram o que deveriam, se a esse trabalho correspondesse o contrato de trabalho devido; é uma dívida contraída por milhares de pessoas que nunca tiveram direito aos subsídios de férias ou de Natal; é uma dívida contraída por pessoas que, por serem cinicamente consideradas empresários/as, nunca tiveram apoio na doença ou no desemprego.

APRE! Activistas Precários
FERVE- Fartos/as dEstes Recibos Verdes
Plataforma dos Intermitentes do Espectáculo e do Audiovisual
Precários Inflexíveis

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Mais uma notícia sobre as AEC'S, desta vez pelo Diário de Notícias

Susana é uma Professora de Inglês que sempre leccionou nas Aec's e nunca teve um contrato individual de trabalho.
Diz e muito bem que a situação que vive "é mais do que precária".

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1486055

Albertina Pena do SPGL ( Sindicato de Professores da Grande Lisboa ) alerta para o facto de os Docentes se estarem a organizar e a preparar uma acção de protesto para o início de Março.

Os Professores das AEC's dão todo o apoio possível e estarão presentes em mais uma forma de Luta.

Contamos com todos vós.
Daremos mais informações assim que nos seja possível.

Mantenham-se atentos!


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Colegas de Lisboa: sejam bem-vindos.

Caros Colegas, Amigos e Visitantes,

é com imenso prazer que vos deixamos aqui uma boa nova:

Os Professores das Actividades de Enriquecimento Curricular de Lisboa criaram um Blog.

http://aecsdagrandelisboa.blogspot.com/


E juntam-se a nós contra a precariedade e as injustiça da "escola a tempo inteiro" do Senhor Sócrates.

Referem no blog que pretendem que seja um ponto de encontro para todos os Professores das Aec's deste País.

Mais uma vez relembramos o apelo que fizemos anteriormente : Unamo-nos! De Norte a Sul do País!

Compete-nos a nós, todos juntos, lutarmos pelos nossos direitos e corrigirmos o que está errado!

Afinal somos Professores e corrigir é algo que fazemos muito bem.

Portanto colegas do Porto,Olhão, Santarém, Coimbra..... passem pelo Blog dos nossos colegas e contem a vossa experiência nestas andanças das Aec's..

Mantenham-se atentos!