domingo, 13 de junho de 2010

O Sarau da Palhaçada - PARTE II

Caríssimos Colegas,

chega-nos hoje, por mão alheia ao grupo dos Professores das Aec's,este texto de um/a Tecnico/a das Aec's. Desde já aqui fica registado o nosso apreço.
Este texto foi editado para que se respeitasse o anonimato pretendido.

Tudo começou com um sonho! Yes, THEY have a dream…
O tema do consagrado sarau deste ano foi “We Are The World” o que mais se assemelhou com “We Are Porto Lazer”. A EDUTEC esteve presente sim, mas muito pacata e tranquila e ao contrário do que tem acontecido nos outros anos…existiam imensos lugares vazios.

(ter-se-ão os pais apercebido de como permitiam que usassem os seus filhos?)

Este ano, “O espectáculo é o Mundo e os Agrupamentos de Escolas os diferentes países…” reza assim o panfleto promocional do Porto de Actividades.
Mas relembremos as reuniões do princípio de Fevereiro… Os 18 agrupamentos foram convidados para participar neste Sarau. Até aqui tudo normal! Para os já veteranos das AEC’s a situação complicou-se.

Em 2008 participaram 44 Escolas divididas por temas e tornaram-se insuportáveis os atrasos, a falta de organização, a falta de bilhetes, a lotação mais do que excedida …
E isto da experiência ensinamos muita coisa, pois no ano seguinte voltamos a repetir a dose mas desta vez no Pavilhão Rosa Mota. E como à segunda é de vez, fomos todos à noite, pois o espectáculo iniciou-se às 21:00h com as crianças do Jardim de Infância (e mais 18 escolas convidadas) e terminou já a noite ia muito longa com a entrega dos alunos aos Encarregados de Educação cena digna de um filme de Kung Fu.

Este ano, sem dúvida começou “apertado economicamente” uma vez que a EDUTEC através de um comunicado escrito assinalando as directrizes dos ensaios disse:

“Assim, e após cada Agrupamento ter estabelecido o número de alunos que levará ao Sarau (em média 25 alunos, número este que poderá ser constituído por vários alunos das diversas turmas que integrem o 1º Ciclo, das várias escolas que integrem o Agrupamento), os Prof.s serão envolvidos na elaboração da actuação a apresentar. Definida essa actuação, que terá a duração, em média de 2,30 min, os Colegas deverão ensaiar os alunos, maioritariamente nos tempos lectivos (ou seja, de forma parcial, para não prejudicar a planificação estabelecida), e juntamente com o resto da turma. Isto para, integrar todos os alunos, e não discriminar ou entristecer os restantes que não terão lugar na festa.” Comunicado de 15 de Fevereiro de 2010

Acompanhem o meu raciocínio “número este que poderá ser constituído por vários alunos das diversas turmas” e ensaiar “maioritariamente nos tempos lectivos”…

Ora meus caros, ou damos aulas ou ensaiamos! porque englobar os alunos do 1º Ciclo significa ensaiar meninos do 1º Ano juntamente com os do 4º ano. Que valente trapalhada pedagógica!!!

Assim cada agrupamento decidiu a seu bel-prazer: ensaiou quanto lhes apeteceu, envolveu os professores titulares de turma na paródia, pediu dinheiro aos Encarregados de Educação para os fatos, máscaras, pinturas e fez o verdadeiro brilharete.

A EDUTEC pagou como quis, e avisou como bem entendeu…
AVISO: "No dia do ensaio só pagamos a dois professores a deslocação ao coliseu e o número de horas que iriam leccionar nesse dia". Aconteceu que muitos professores viram o seu trabalho de 4 ou 5 horas reduzido para o pagamento de 2.

Questionei os Pais se ficariam confortáveis em deixar 25 alunos saírem para uma actividade apenas com dois professores?

Então o meu filho não vai.”- afirmaram categoricamente alguns!

Mas porque é que a CMP não dá o dinheiro esbanjado nestas festas às escolas para comprarem materiais para as aulas em vez de andarmos com estas palhaçadas!” - Inquiriram logo outros de seguida

Na realidade, os lugares vazios já se adivinhavam…
Escolas que não compareceram, crianças que não participaram, familiares exaustos de tantos Saraus, Professores Titulares de Turma nem vê-los, Coordenadores de Agrupamentos ausentes. Já o Sr. Rui Rio, após este ano lectivo com tanta controvérsia, seria de esperar que não comparecesse.

Isto não foi uma festa para as crianças. Foi o que vulgarmente se diz: “para inglês ver”
Os alunos do PORTO não precisam de Parceiros da CMP! Precisam sim de PROFESSORES COMPETENTES RESPEITADOS e com condições dignas de trabalho!
Necessitam é de manuais atempadamente nas escolas, de Professores logo no arrancar ano lectivo, de material de Música, de Educação Física, de Inglês ...

As alterações foram tantas durante toda esta preparação para o Sarau da Treta que se realizou hoje à tarde, que de manhã ainda se ultimavam preparativos de vital importância!! "


Mas foi mesmo só para não quebrar a tradição portuguesa… Tirem as vossas conclusões!


Os Professores das Aec's estiveram presentes(na plateia obviamente, pois não trabalhamos para aquecer)e publicaremos assim que possível fotos deste envento.Mantenham-se atentos!

4 comentários:

  1. Ta mesmo bem!!! Este ano nem ensaiei nem lá pus os pés...

    ResponderEliminar
  2. Estive presente em todos os saraus anteriores: no Seminário de Vilar, no Coliseu e no Pavilhão Rosa Mota... Sempre dando o melhor de mim, independentemente de pouco ter a ganhar com isso (só experiência e satisfação pessoal.

    Este ano, decidi dizer basta e nem sequer lá fui! Não merecem NADA!

    Não é estando contra os professores e desrespeitando-os constantemente que se conseguem bons resultados nas escolas. E nem é com estas "festinhas" que se consegue tapar os olhos às escolas e aos encarregados de educação!

    Tenham vergonha e dignifiquem a educação em Portugal! Gastem o dinheiro em material de apoio, enviem os livros para a escola antes de DEZEMBRO (!!!) e paguem de forma justa e digna a quem para vós trabalha!

    TODOS SAIRÍAMOS A GANHAR COM ISSO! ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES, ESCOLAS, AGRUPAMENTOS E ATÉ A CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO!

    ResponderEliminar
  3. Achava muito bem que a CMP distribuisse umas massas pelos Agrupamentos que participassem no SARAU. Assim em vez dos materiais de musica serem dos parceiros, passavam a ser das escolas.

    ISSO é que era!!!!

    A CMP devia fazer um inquérito de satisfação aos país, aos Profs Titulares, aos Coordenadores e claro aos Profs das AEC...

    Para o ano BOICOTE ao SARAU!!!!

    ResponderEliminar
  4. Começo atribulado com professores contratados e mal pagos

    Confrontada com algumas queixas de que os professores estariam a cumprir ainda funções de “auxiliares de educação”, Manuela Rezende descarta essa hipótese: “O professor termina a aula e está acabado o seu trabalho, não lhes pagamos para tomar conta dos meninos.?”

    Andreia Lobo, Jornalista, A Página da Educação, N.º 161, Ano 15, Novembro 2006
    http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=161&doc=11919&mid=2

    Como é???

    Passados 4 anos, os coordenadores de Agrupamentos tratam os professores das AEC como partes integrantes do Agrupamento, “convidando” os prof. a fazerem vigilância de recreio, acompanhar nas visitas de estudo, etc…

    “O professor termina a aula e está acabado o seu trabalho” .
    BOICOTE às festas de final de ano!!
    Afinal a EDUTEC não as paga.

    ResponderEliminar