quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS!!!















É COM GRANDE ENTUSIASMO QUE DESEJAMOS A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO DE 2010.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Chamamos à responsabilidade: ACT e C.M.P.

Caros colegas e visitantes,

Agora que todos nos encontramos de férias (não remuneradas e sem subsídio de Natal)gostaríamos de perguntar como vai ser o Nosso Natal??
Saberá o Presidente da Câmara Municipal do Porto, bem como muitos outros autarcas por este nosso País fora, o valor que irá receber (isto é se o receber) um/a Professor/a das Aec's??
Certamente que sim, simplesmente é mais confortável não pensar muito no assunto.
Pois bem apraz-nos comunicar-vos que estamos cá para ficar, para lutar pelo que é nosso de direito e para fazer o Senhor Presidente pensar na qualidade e na estabilidade do corpo docente que assegura as Actividades de Enriquecimento Curricular do Porto.

Estamos de momento a aguardar uma resposta por parte da Autoridade para as Condições do Trabalho relativamente à inspecção efectuada à Empresa Edutec. Estamos a aguardar e exigimos saber qual o resultado dessa mesma inspecção.

Contamos os minutos para recebermos a resposta da C.M.P. a todas as nossas reclamações efectuadas no Livro de Reclamações da mesma.

Terminamos informando que já chamamos à responsabilidade todas as entidades que legislam e fiscalizam as Aec's.

Será de facto uma grande luta que temos pela frente mas não percam de vista que temos tudo e todos do NOSSO lado, desde o Ministério da Educação, DREN, SPN, FERVE, PERCÁRIOS INFLEXÍVEIS.
Temos uma mais valia conseguida com muito esforço: a atenção da Comunicação Social.

Mantenham-se atentos

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Colega de Matosinhos pede esclarecimento!!!

A Câmara do Porto tem que dar explicações, como é que gere tanto dinheiro para as AECs e contrata os professores numa situação tão precária de falsos recibos verdes. Como é que a Câmara de Matosinhos tem capacidade de contratar os professores a contrato de trabalho, vencimento fixo, subsídio de natal, férias, desemprego, ADSE, etc. e fornecer manuais aos alunos, de Inglês e Música, fotocópias, cartolinas, leitores de CDs, etc.… e a Câmara do Porto que é uma autarquia maior, logo com mais alunos, logo com mais dinheiro de subsídios, e não presta a mesma qualidade e dedicação às AECs que Matosinhos, que vergonha, tudo por dinheiro, a Câmara do Porto está a queimar-se bem com esta história, alguém tem que urgentemente pedir contas à Câmara do Porto.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

É O DEVER DE TODOS ENVIAR A SEGUINTE CARTA ABERTA QUE SE SEGUE

(Clicar nas imagens para visualizar)









Por favor copia a carta aberta abaixo publicada e envia-a para a lista de emails que te disponibilizamos nesta mensagem, afim que estas entidades não possam ignorar quase 200 emails de professores e de quem mais se sentir compelido a fazê-lo.

PROFESSORES/AS DAS AEC'S DO PORTO SAEM À RUA (Título da mensagem)


No Porto, são 129 professores/as em escolas públicas: 59 de música; 70 de inglês
Têm horário estipulado
- Local de trabalho definido
- Estão inseridos numa equipa
- Têm coordenação/hierarquia
- Têm que prestar contas do trabalho efectuado

CUMPREM TODOS OS REQUISITOS PARA TEREM UM CONTRATO DE TRABALHO,O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESTÁ A PAR DA SITUAÇÃO;
A AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO FEZ UMA INSPECÇÃO À EMPRESA.
OS FALSOS RECIBOS VERDES NAS AEC'S SÃO A REALIDADE DE MILHARES E MILHARES DE PROFESSORAS/ES EM TODO O PAÍS!
ESTA É UMA LUTA DE TODAS/OS AS/OS TRABALHADORAS/ES!

É FUNDAMENTAL QUE A LEGALIDADE SEJA IMPOSTA E QUE AS/OS PROFESSORAS/ES DAS AEC's TENHAM CONTRATO DE TRABALHO

DESENROLAR O NOVELO DAS AEC'S DO PORTO

1- Setembro: foi pedido às/aos professores/as que fizessem duas semanas de animação e entretenimento, enquanto não se encontrava uma parceria para as AEC's. Este trabalho foi efectuado sem contrato.
2- Meados de Setembro: a EduTec ganha o concurso público, promovido pela Câmara Municipal do Porto, sendo um dos critérios de selecção o preço mais baixo.

(como poupar nos custos I: por exemplo, contratar professoras/es numa garagem de reparação automóvel!)

3- 24 e 25 de Setembro: reunião na oficina automóvel AutoBrito (!!), em Matosinhos, para atribuição de horários (não tendo em conta as habilitações, a experiência ou o tempo de serviço).
4- 28 de Setembro: início das actividades lectivas, sem contrato assinado.Final de Outubro: assinatura do contrato de prestação de serviços.

(como poupar nos custos II: as autarquias recebem 100 euros por ano/aluno/disciplina. Aos professores paga, no máximo, 11 euros brutos à hora, ficando com 29 euros para si.)

5- 26 de Novembro: Reunião na Câmara Municipal do Porto, entre os responsáveis do pelouro da educação e o advogado dos trabalhadores/as. A CMP referiu desconhecer a situação em que os professores se encontravam (o que é mentira).
6- 4 de Dezembro: Autoridade para as Condições de Trabalho efectua uma inspecção à EduTec.
7- 15 de Dezembro: alguns professores/as ainda não receberam os honorários de Novembro.

Perante estas injustiças e constantes atropelos à legalidade, os/as professores/as das AEC's do Porto têm-se organizado no sentido de dar visibilidade a esta situação de precariedade que nos preocupa a todos/as. Assim:

- deram a conhecer a sua situação a todos os partidos políticos com assento parlamentar, o que motivou uma pergunta do BE ao Ministério da Educação e à Autoridade para as Condições de Trabalho;
- reportagem na RTP e na SIC;
- diversas notícias na imprensa e rádio;
- organização de encontros de trabalhadores/as;
- assembleia pública decorrida no Sindicato dos Professores do Norte, com presença do FERVE e dos Precários Inflexíveis.

HOJE, 16 de Dezembro foram apresentadas diversas queixas no livro de reclamações da Câmara Municipal do Porto, numa acção que contou com o apoio dos Precários Inflexíveis, do FERVE - Fartas/os d'Estes Recibos Verdes, dos Professores das Aec's, do Sindicato dos Professores do Norte e de pessoas solidárias com esta causa.

PODEM e DEVEM fazer também queixa no livro de reclamações da Câmara Municipal do Porto.
Só com o vosso apoio conseguiremos algum resultado para todos NÓS.Contamos com cada um de vós.

Mantenham-se atentos.
______________________________________________

LUTEM PELOS VOSSOS DIREITOS:

FAÇAM A QUEIXA (não demora mais de 5 minutos no gabinete de apoio ao munícipe do Porto)
DIVULGEM ESTA MENSAGEM (é só copiar e colar) quanto mais "entupirmos"estes emails melhor para nós.

SÊ SOLIDÁRIA/O!

JUNTA-TE A ESTA LUTA E DIVULGA ESTA MENSAGEM PARA OS TEUS CONTACTOS E TAMBÉM PARA OS CONTACTOS QUE TE DISPONIBILIZAMOS DE SEGUIDA:

gp_pp@pp.parlamento.pt, gp_psd@psd.parlamento.pt, gp@ps.parlamento.pt, pev.correio@pev.parlamento.pt, gp_pcp@pcp.parlamento.pt, blocoar@ar.parlamento.pt, acpereira@publico.pt, adriano.nobre@ionline.pt, ana.lopes@ionline.pt, publico@publico.pt, clarasousa@sic.pt, conceicaolino@sic.pt, cssilva@expresso.pt, director@correiodominho.com, dnorte@dn.pt, info@rum.pt, jpn@icicom.up.pt, politica@expresso.pt, portugaldiario@iol.pt, provaoral@programas.rdp.pt, publico@publico.pt, radio@vozdaplanicie.pt, redaccao@correiodominho.com, redaccao@diariodominho.pt, secdir@jn.pt, sociedade-civil@rtp.pt, sociedade@expresso.pt, visao@edimpresa.pt, informacao@altitude.fm, chefe_redaccao@diariodominho.pt, agenda@dn.pt, director@expresso.pt, agenda@jn.pt, economia@jn.pt, grandelisboa@jn.pt, politica@jn.pt, grandeporto@jn.pt, agenda@lusa.pt, economia@lusa.pt, porto@lusa.pt, sociedade@lusa.pt, portoalive@portocanal.pt, agenda.porto@rtp.pt, info@ruc.pt, agenda@tsf.pt, agenda@rr.pt, nacional@dn.pt, agenda.informacao@rtp.pt, agenda.informacao@rtp.pt, agendainformacao@rdp.pt,
agenda@sol.pt, agenda@tvi.pt, geral@act.gov.pt

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A SITUAÇÃO DEGRADA-SE

Os Professores com contratação ilegal vêem agora os vencimentos em atraso.
A Edutec, empresa privada, não tem condições para gerir as Actividades de Enriquecimento Curricular do PORTO.

Ministério prometeu

Caríssimos,

Como podem verificar no link que vos fornecemos em baixo, não estamos a lutar por nada que já não tenha sido PROMETIDO e LEGISLADO! Apenas queremos e VAMOS fazer cumprir a legislação.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1309510


"Ministério promete resolver situação de professores de actividades de enriquecimento curricular
16 JUL 09

Os 15 mil professores das actividades de enriquecimento curricular vão ver resolvida a sua situação laboral, a garantia foi deixada à TSF, pelo secretário de Estado da Educação. Valter Lemos explicou que o decreto-lei que, esta quinta-feira, vai ser aprovado, cria condições legais para que as autarquias celebrem contratos de trabalho com estes docentes. Mário Nogueira, da Fenprof, afirma que o Governo está apenas a cumprir a lei."

domingo, 13 de dezembro de 2009

Jornal de Notícias 10/12/2009

Colegas eis a notícia que saiu no Jornal de Notícias na passada quinta-feira. (clicar para ampliar)
Como podem ver estamos cá para ficar e para mudar...temos feito algumas diligências em prol de TODOS.
Mantenham-se atentos.


sábado, 12 de dezembro de 2009

Ministério da Educação ESCLARECE

Colegas, chegou a resposta do Ministério da Educação exigida pelo Deputado José Soeiro, que vos disponibilizamos neste documento em pdf Ministério de Educação - AECs podem ler a resposta que demonstra que o Ministério da Educação e a DREN estão a par da situação e descontentes com a condições em que nos encontramos...
Chamamos a vossa atenção para o ponto 8.
Aguardamos os vossos comentários e opiniões, sejam activos.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O FONSECA AFINAL VOLTOU

Caros colegas,

Na sequência do email enviado pelo Sr. Fonseca e reencaminhado por Mário Nobre e por fim pelas moças de recados, vimos explicar que existiram apenas 4 comentários neste blog que não aprovamos, um que ameaçava directamente o Prof. Alberto Ferreira que deu a cara por todos NÓS na comunicação social e mais 3 (dois desses eram do Sr. Fonseca ). É obvio que não vamos publicar comentários, que ridicularizem os professores, principalmente de quem se está a governar às nossas custas, mas a principal razão pela qual não publicamos é que este espaço, não pode ser para lavar roupa suja.
Esta fase inicial de revolta deve ser ultrapassada bem como o acto de "apontar o dedo" e devemos finalmente começar a trocar opiniões para solucionarmos o nosso problema.
Sugerimos que se mantenham atentos ao nosso blog..




quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ESCLARECIMENTO

CAROS COLEGAS,

Todo sabemos muito bem que ao trabalharmos a falsos recibos verdes somos obrigados pela lei a possuir um seguro pessoal de acidentes de trabalho.
Aquilo que "Os Professores das Aec's" vos aconselham a fazer é apresentar à EDUTEC o comprovativo do início de actividade.
Toda esta informação deveria ter sido solicitada ao realizarem o contrato de prestação de serviços com a EDUTEC. Mas mais uma vez a EDUTEC meteu os pés pelas mãos.
A Segurança Social vai dizer-vos que como trabalhadores INDEPENDENTES não têm de prestar conhecimento da vossa situação a NINGUÉM.
Efectivamente a ACT está a realizar uma inspecção cuja existência nunca foi negada pela nossa parte.MAS meus caros é legal e é óptimo que a ACT o faça... Vão verificar que realmene estamos com Local de Trabalho FIXO, com Horários FIXOS, com Superiores Hierárquicos e tudo o que ja sabemos.
Vamos mantendo-vos informados assim que tenhamos umas quantas certezas.....

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Professores das AECs a falsos recibos verdes no Porto e prestadores de serviços!!!

Vereador Vladimir Feliz fala de barriga cheia!!!

Professores contestam a Câmara do Porto e Edutec!!!

Sugestões

Caros:

Aqui pretende-se interagir com colegas e demais visitantes, para que todos saibam o que se pensa, o que se pode fazer e o que se está a desenvolver no momento.
Tudo o que aqui for escrito será altamente considerado por nós e tido em conta para um próximo passo a tomar nesta luta para a qual todos devem contribuir.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Professores contratados numa garagem


Colegas, aqui podem comentar este video anonimamente.

MANIFESTO ANTI-EDUTEC

“Uma geração com uma EDUTEC a cavalo é um burro impotente!
Uma geração com uma EDUTEC ao leme é uma canoa em seco!
A EDUTEC é cigana!
A EDUTEC é meia cigana!
A EDUTEC saberá gramática, saberá sintaxe, saberá medicina, saberá fazer ceias pra cardeais, saberá tudo menos CONTRATAR PROFS DAS AECS que é a única coisa que ele faz! (e a preços ainda mais baixos segundo o Sr. Mário Nobre).
[…]
E A EDUTEC teve claque! E A EDUTEC teve palmas! E A EDUTEC agradeceu! (porque a CMP aceitou as suas condições!!!)
A EDUTEC é uma ciganona!
Não é preciso disfarçar-se pra se ser salteador, basta Contratar como A EDUTEC! Basta não ter escrúpulos nem morais, nem artísticos, nem humanos! Basta andar com as modas, com as políticas e com as opiniões! Basta usar o tal sorrisinho, basta ser muito delicado, e usar coco e olhos meigos! Basta ser Judas! Basta ser A EDUTEC!
Morra A EDUTEC, morra! Pim!
A EDUTEC nasceu para provar que nem todos os que escrevem sabem escrever!
A EDUTEC é um autómato que deita pra fora o que a gente já sabe o que vai sair... Mas é preciso deitar dinheiro! (e esse a EDUTEC guarda pra si própria)
A EDUTEC é o escárnio da consciência!
Se A EDUTEC é portuguesa eu quero ser espanhola!
A EDUTEC é a vergonha da intelectualidade portuguesa!
A EDUTEC é a meta da decadência mental!
E ainda há quem lhe estenda a mão!
E quem lhe lave a roupa! (ou neste caso quem vá trabalhar quase de graça)
E quem tenha dó do Dantas! (coitadinhas das escolas que vão ficar sem profs de inglês!!!)
[…]
Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mas atrasado da Europa e de todo o Mundo! O país mais selvagem de todas as Áfricas! O exílio dos degredados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!
Morra A EDUTEC, morra! Pim!

(convém salientar que não tenho nada pessoal contra a EDUTEC em particular, mas sim contra as condições de trabalho que nos estão a oferecer!!! Se tivesse ganho a EXPLORATEC, ou a TRABALHEDEGRAÇATEC a minha indignação seria a mesma!!!)

Bem…desculpem-me este devaneio literário…rir ainda é pra mim o melhor dos remédios…